7.27.2010

Voltando à Labuta

Como alguns já devem saber, dei uma pausa no blog porque fiquei meio aperreado com a pré-estreia no SANA 2010 do Alma de Dragão, quadrinho criado pelo Kaléo, que tem minhas mãos e palavras em seus alicerces. O evento veio, fomos deveras bem recebidos, reorganizamos nossas agendas para o próximo ano, quando relançaremos a primeira edição colorida bem como todas as outras edições (esse é aquele momento em que procuramos pessoal de apoio, corremos atrás de investidores, analisamos aquilo que fizemos, corrigimos o que não está tão bom e melhoramos o que já é muito bom) e agora estou de volta a este blog que tanto me agrada.

Como muitos devem ter percebido, deixei a semana inteira a entrevista do JJ e não atualizei o blog. Isso foi bacana porque ajudou o JJ a ter mais gente em sua palestra (que aconteceu sábado passado da Gibiteca de Fortaleza - quem perdeu se f#$&%, pois foi muito legal) e, por meio dos incríveis contatos do palestrante, ajudou a divulgar o Z&A. Assim, gostaria de agradecer a todos que vieram aqui semana passada para ler a entrevista e ficaram mais um pouco lendo os outros (longos) posts. Agradeço também ao Sidney Guzman que divulgou o blog no Universo HQ (nunca eu iria imaginar que isso aconteceria), ao pessoal do HCast por também ter divulgado, ao Vitor Cafaggi que foi o primeiro a me dedicar uma entrevista e sempre me motiva a continuar, ao JJ por ter sido bem bacana e aguentado minhas perguntas e importunações e a todo mundo que veio, leu e passou a dica adiante. Valeu mesmo, galera!

Enfim, depois de tudo isso acho que dizer que eu ando bem ocupado é pouco. O bom é que finalmente estou entrando nesse mundo doido de quadrinhos tendo apoio de uma turma experiente e gente fina e com uma equipe responsável e talentosa (que não vou citar aqui, mas logo logo vocês vão ouvir falar deles). Estou em um "berço" legal.

Como ainda estou revendo textos e reorganizando tudo, decidi fazer um post especial sobre coisas que preocupam minha cabeça (e outras nem tanto) sobre o mundo nerd atual. Principalmente sobre as novidades de cinema e quadrinhos.

1. Ok, escolheram o Peter Parker. Pra mim, nada de mais. Tobey era um grande ator, mas um Parker descartável. O que realmente me preocupa são os substitutos de Willem Dafoe (um magnífico Duende Verde), James Franco (um Harry melhor que o esperado), J. K. Simmons (o próprio Jameson encarnado) e Rosemary Harris (uma atriz shakespereana excelente e uma tia May na medida). Não se acha um elenco de apoio desse em qualquer esquina!

2. Apesar dos uniformes nada nórdicos, mas muito bonitos e deveras divinos, Thor parece ser uma das melhores promessas para o próximo ano e tudo o que é revelado - diga-se de passagem aos poucos, em doses beeeem homeopáticas - mostra coerência, cuidado e responsabilidade na adaptação. Falem o que quiser, mas realmente acho que o Deus do Trovão vai ser tão bom quanto Homem de Ferro 1! Se eu estiver errado, bem... que pena...

3. As artes conceituais e figurinos e cenários de Tron estão belíssimas, só superadas por uma pessoa no elenco, Oliva Wilde, que acabou abandonando House M.D. pelo filme. Não sei se choro por ter perdido uma das minhas personagens favoritas ou se sorriu por ver a moça em tela grande. O que assusta é saber que a Marvel vai lançar quadrinhos de Tron (afinal, Disney, Marvel... Tá tudo em casa)... Adoro a editora, mas essas adaptações nunca foram lá tão boas, pois eles pegam um roteirista preguiçoso e um desenhista empolgadamente despreparado para fazer histórias que nem sequer animam. O jeito é esperar pra ver. Talvez eu esteja pré-julgando demais...

4. Falando em belezuras, o louco/desvairado/nerd/noventista/amalucado, Zack Snyder, lançou o trailer mais toscamente legal do ano (depois de Machete, lógico) de seu novo filme, Sucker Punch, com um bocado de atrizes menininhas que tentam provar que se tornaram mulheres usando espadas samurais, armas e robos gigantes! Doido, não? Confira aqui a bagaça! Uma maravilha para os fãs do trash, como eu, ou para pedófilos, como o Pedo Bear! Quer algo com mais qualidade ligado ao diretor, então veja A Lenda dos Guardiões, uma animação que promete muito.

5. Falando em animação, Pixar continua não sabendo errar. Ainda não assistiu Toy Story 3? Corra, possivelmente vai ser a melhor coisa que você viu no ano inteiro!

6. Aproveitando o comentário sobre Sucker Punch. Scott Pilgrim contra o Mundo mais o longa supracitado definem os traços de um novo tipo de cinema, meio que inaugurado com Kill Bill, cheio de referências em misturas devastadoramente batidas em algum liquidificador cerebral com câmeras de alta qualidade e excessos mil! É esperar pra ver no que dá.

Falando em excessos...

7. O uniforme do Lanterna Verde todo em computador foi uma ótima sacada, Tom Strong é um cara magnífico para fazer um vilão magnífico, mas Paralax? Ok, não sou especialista DC, mas me pareceu um pouco demais, não?

8. Ainda nos excessos, eu meio que virei a cara em saber que os Defensores estariam no filme do Capitão América. Daí saiu uma notícia do Cubo Cósmico... sei não. Posso estar sendo negativo, mas ainda me parece demais da conta. E quem me garante que não vão mudar a origem do Bandeiroso e o cara vai parar no futuro através do artefato ao invés de ficar congelado? Sei não... Cubo Cósmico, Manopla do Infinito... Todos são desafios para Vingadores com "V" maiúsculo, mas investir nisso logo de cara, assim, sem cuspe? Ou a Marvel tem um plano infalível a la Jarod, de The Pretender (quem lembra desse?), ou a la Cebolinha...

9. Pensamentos negativos à parte, o "casting" de Vingadores já foi apresentado no ComicCon (veja aqui). Devo dizer que fiquei feliz com algumas coisas: a empolgação quase nervosa do diretor, Joss Whedon, meio que soou como um "vou fazer de tudo para que fique legal, galera", o que, por mais estranho que pareça, me deu segurança. Tô cansado de rasgar elogios ao Downney Jr., mas, fora o corte de cabelo, ele realmente me trouxe felicidade ao coração quando apareceu e apresentou, do jeito que apresentou, a equipe depois do Sammy Jackson. Dizer que aquele era "o projeto mais audacioso do cinema" quase trouxe lágrimas aos meus olhos. Ele está certo. Realmente é audacioso. Se der certo vai dividir o mundo do cinema e dos filmes-spandex principalmente. Se der errado nenhum crédito positivo será dado a Marvel e seus futuros trabalhos relacionados a qualquer coisa e, consequentemente, a qualquer filme de grupos super-heroicos. Ou seja, cruzaremos os dedos pra que tudo vá bem.

10. Ainda falando da versão em película dos maiores heróis do planeta, apesar de todas as discussões envolvendo nosso prezado Ed Norton, a escolha de Mark Rufallo para interpretar Bruce Banner/Hulk foi melhor que a encomenda. O cara é bom ator, tem a cara do Banner e me lembra muito a versão Ultimate do personagem. Duvido que façam, mas acho que deveriam pensar em construir o boneco com a cara do ator, como foi no filme do Ang Lee.

Voltando ao mundo dos impressos...

11. Marvel fez um trabalho bacana com Reinado Sombrio, Cabal (Cabala) e Siege (Cerco). Nada impressionante, mas algo bacana ao meu ver. Curto Marvel e, pra mim, tudo o que aconteceu é a evolução natural no universo social de seus personagens (fora as forçadas de barra, claro), mas vampiros? Eles decidiram abrir uma cova (literalmente)? Desde de muuuuito tempo que quadrinhos de vampiro não são lá um "sucessão", talvez só em quadrinhos mais específicos, para um público específico, em momentos e contextos específicos, mas em um mundo de super-heróis? Posso estar completamente equivocado e o negócio surpreender todo mundo, mas só pelas imagens promocionais já me trouxe tristeza. Ainda bem que o Demolidor está aí pra virar vilão e relembrar que a Marvel é boa nisso, quebrar os estereótipos e propor novas leituras em sua linha regular, sem precisar ser tão absurda (ou foi boa) - meu comentário pareceu contraditório. Vampiros? PelamordeDeus...

12. Enquanto isso na DC... milhares de anéis e capas que lembram cartazes de filmes dos anos 1970. Gostei disso. Deu uma diferenciada muito criativa e atrativa. Nota 10 pra concorrência por suas capas fenomenalmente retrôs, fora toda a postura editorial deles de relançarem histórias esquecidas, pela publicação "páginas de jornal", espaços para novos artistas e outras tantas atitudes que só elevam o moral das HQs e fazem com que sejam realmente consideradas formas de arte. Quem é clássico tem de se manter clássico, até em suas atitudes e posturas, mesmo que traga os personagens Vertigo para o mainstream, coloque Jim Lee para redesenhar o uniforme da Mulher Maravilha ou Grant Morrison pra bagunçar a vida do Batman...

Enfim, galera, é isso. Minhas impressões sobre as novidades das últimas semanas, mesmo que eu não curta muito ficar repassando isso e prefira ver uma coisa ou outra, velha ou nova, e comentar por aqui. Peguei uns zines no SANA e depois gostaria de dividi-los com vocês. Então, resenha em breve.

Talvez eu ainda coloque outro post esta semana, mas não vou arriscar dizer uma coisa e não acabar fazendo. Enfim, foi uma semana complicada, mas proveitosa. Espero ter mais novidades em breve... ou na próxima semana. Até lá.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Aew... voltou a escrever... cara imagino a loucura do quadrinho q vc deve estar passando... issuh realmente deve tah te afetando, afinal ter muita esperança em Thor eh meio maluco... eh quase como esperar grande coisa de X-Men: First Class, que começou a rodar esse mes...rs....

    Quando a "13" em tron.. você num tah sabendo da melhor??? Ela estara nua em Aliens e Cowboys... Adam Beach disse: “Acabamos de filmar Olivia Wilde nua em frente a 500 guerreiros Apache diante de uma pira. Aquilo foi lindo, vocês não poderão ver o que eu vi, mas terão uma noção”.

    Acerca de Pilgren, vc assitiu "Kick-Ass"? SPvsW eh pra minina...rsrsrsrs....

    Cara, o uniforme do Lanterna tah esquisito pra %#@*&lho... além de que o filme vaih ser um negocio meio StarWars... com o uso de anel ser mais em rajadas e tal... outro "hero movie" sem fé minha.. mas quero eu estar errado.... afinal, depois d eler "Noite mais Densa", o heroi merece...

    Acerca do Cap... eu axo q o cubo eh um negocio interessante... tanto quanto parralax no lanterna... pq se der uma merda grande e o filme for uma bosta, ao menos eles tentaram fazer uma bosta com grandeza...rs... mas eu ainda preferiria o Zemo mesmo... e outra ator fazendo o Cap...

    Quanto ao AVengers Assemble soh me espantou a presença do gavião arqueiro e não do Gigante e Vespa... tendo em vista a minha esperança de ver os Avengers enfrentando um Ultron....

    Hulk.... bem... ainda axo o Mark um ator pra comedia romantica... mas dou credito a ele para o papel.. apesar de axar grandioso o Ed Norton... quanto a versão Ang Lee, axo q a unica coisa a ser aproveitada foi a disposição de HQ em q o filme dele rolava... no mais.. Hulk eh Hulk, Banner eh um mane.. ops... eh Banner...

    Falando em novidades do mundo HQ... se possivel dah uma olhada em "Leoes de Bagda", selo Vertigo, saindo pela Panini.... e o melhor...trabalho do Brian K. Vaughan, o mesmo de Y: The Last Man e Ex-Machina.... e arte, e quando eu digo arte, eh arte mesmo, de Niko Henrichon....

    Por fim, Sucker Punch promete demais.. ainda mais recheadas de bons motivos para uma prisão...rsrsrs... vaih ter o selo "trash"... mas (porra esse cara sempre tem um "mas"...), confere o trailer de Let Me In... issuh eh filme... e o remake parece ser um bom negocio tbm... vê a resenha do filme pelo www.nerdsomosnozes.com:

    (...)
    "Let The Right One In (ou Deixe Ela Entrar, aqui no Brasil) é um dos melhores filmes de terror que já vi (ajuda o fato de Eu não ser o maior fã do gênero e não sair por aí vendo todos que aparecem, como é o caso do BruNêra). É como um Crepúsculo, com amor entre vampiros e gente normal… mas deixa lado aquela babaquice de tensão sexual e de peles brilhantes ao sol (vampiros QUEIMAM no Sol, como atesta muito bem uma cena de Let the Right). Fora que, ironicamente, os personagens aqui são crianças de verdade, e não adolescentes com cérebros de crianças."

    Por fim, dá uma conferida!!! Forte abraço, eh sempre um prazer ler seus post... Flws!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara, muito obrigado mesmo por sua (agora) sempre constante presença nesta humilde residência on line. Somos fãs de HQs com visões diferentes em alguns pontos e semelhantes em tantos outros, fora q vc é fã Marvel que nem eu. então, valeu mesmo!

    Leões de Bagdá no Brasil? Porra! Eu nem acredito! Há anos espero essa HQ aqui. Entrou na minha lista de comprar imediamente! Valeu pela dica.

    Quanto ao "Deixe ela entrar", soube q é uma regravação, mas não fazia ideia q era um filme de vampiro. Vou conferir com certeza. Sucker Punch é trash. Não há outro adjetivo para defini-lo, mas promissoramente interessante sobre o ponto de vista de fã de trash. Cadeira cativa no cinema! E se for em 3d, melhor!

    Sobre todos os filmes-spandex a verdade é q: nunca um filme desse vai agradar 100% (ok, talvez o cavaleiro das trevas, mas eu nem considero ele filme-spandex, mas um filme policial e isso não vem ao caso agora), mas as polêmicas nos motivam. Nunca os quadrinhos foram 100% aceitos por seus fãs, imagine as leituras em tela grande...

    Enfim, é isso e abraço. Precisamos marcar umas cachaças! Até mais

    ResponderExcluir