5.28.2012

OS 10 MAIS IMPORTANTES FILMES SPANDEX

Com os Vingadores, os filmes de super-heróis firmaram um novo marco - o último, na análise desse articulista, foi X-men, que demarcou a retomada (assim, vou delimitar tudo o que veio antes como AX: antes de X-men, e DX: depois de X-men) - assim, milhares de listas dos 10 maiores filmes-spandex surgiram na net e, como esse site também se propõe a seguir algumas modinhas (e porque listas são legais) o Z&A define seu TOP 10, mas baseado em sua importância e ajuste às ideias dos quadrinhos:

10. Watchmen (Zack Snyder, 2009)




Um dos quadrinhos mais cultuados - e, ao mesmo tempo, mais complicado de se ler - de todos os tempos recebeu uma adaptação bem feita, centrada na criação de uma atmosfera que representasse as ideias, época e pessoas que compuseram a história original (dentro e fora dela). De um tato incomum, Zack Snyder entregou uma obra de entretenimento pop que conseguia aproximar-se consideravelmente de seu original - em alguns momentos melhorando-o, inclusive - levando seus temas a um conjunto simbológico que pudesse ser melhor assimilado pelos espectadores da nova mídia. Pena Allan Moore ser tão "incompreensível".

9. Sin City (Robert Rodriguez, Frank Miller, Quentin Tarantino, 2005)




O trabalho certo nas mãos certas costuma sair melhor que o esperado. "Sin City", filme baseado nos quadrinhos de Frank Miller, é um exemplo cru disso. Depois de algumas decepções no cinema que o fizeram abandonar de vez a mídia, Miller foi convencido por Rodriguez com um curta de que Sin City era possível. Brigas com a Associação de Diretores Americana, convite de amigos ilustres e ressurreição de astros marcaram a produção, que é considerada por muitos a única transposição semiótica perfeita de uma obra de quadrinhos. Depois de 7 anos o segundo é anunciado. Vamos ver se ele será tão bom quanto o primeiro.

8. Batman (Tim Burton, 1989)




Batman é do período AX, e hoje em dia é visto como datado, ultrapassado e questionável. Mesmo a atuação do Coringa de Jack Nicholson é considerada por alguns como "superada" - termo que coloco em xeque, afinal, era outra época e outro filme - e muitos não conseguem entender a escolha de Michael Keaton como Bruce Wayne/Batman. Não importa. Batman foi um trunfo por conseguir mostrar o herói em um tom sombrio, quase adulto - a cena das modelos do coringa é assustadora - e conseguir apreço público (e ainda ser PG 13). O resultado disso foi tão forte que há ecos dessa visão em "Blade" e no primeiro "X-Men", bem como em vários outros filmes de HQ. A sequência, "Batman: O Retorno", foi igualmente boa, mas depois disso a franquia foi se tornando mais carnavalesca e caindo em qualidade. Ainda bem que Cristopher Nolan surgiu para salvar os fãs.

7. X-Men (Bryan Singer, 2000)




Trajes de couro, efeitos mais ou menos, história bobinha e ação razoável foram suprimidos por personagens bem trabalhados por um elenco de qualidade, bem encaixado como uma luva, e uma direção que sabia explorar os dramas daquelas figuras. O longa foi uma grande surpresa e abriu as portas para a Marvel entrar com os dois pés no cinema, firmando o gênero "filme-spandex" com a certeza de sua eternidade. Sem o sucesso desse filme, duvido um pouco se os outros dessa lista (exceto os que vieram antes) teriam sido tão facilmente pensados e tão prontamente feitos.

6. Homem de Ferro (Jon Favreau, 2008)




Toda a importância do Homem de Ferro se justifica em uma palavra: plano. Um esquema "cósmico" para fazer com que vários heróis de franquias independentes se tornassem uma única franquia, grandiosa, poderosa e arrebatadora. Este foi o primeiro e bem sucedido passo, em que Jon Favreau pegou o esquema Raimi de fazer filmes-spandex e inverteu a fórmula, elevando o então bobinho Homem de Ferro ao primeiro panteão popular da Marvel, lugar antes ocupado com folga por Homem-Aranha e Wolverine. Claro que esse bolo teria sido somente um "aperitivo" se seu recheio não fosse Robert Downey Jr., ator que se identificou tanto com o personagem que empregou seu imenso talento pra fazer de Tony Stark o playboy maluco mais adorado do mundo. E a Marvel começava seu plano de dominação.

5. Corpo Fechado (M. Night Shyamalan, 2000)



"Corpo Fechado" possui um sabor diferente de todos os filmes relatados aqui. Simplesmente porque ele não está ligado diretamente a um quadrinho, mas a todos eles, bem como aos seus fãs, entusiastas, críticos e pesquisadores. O filme é sobre a gênese dos heróis e trabalha perfeitamente com a simbologia dos espelhos invertidos, das contrapartes, das nêmesis - elementos comuns a qualquer mitologia heroica desde os homens das cavernas. Dirigido com maestria por Shyamalan, possui as fortes e "graves" vozes interpretativas de Bruce Willis e Samuel L. Jackson criando um dos mais cerebrais jogos de protagonista/antagonista do cinema.

4. Homem-Aranha (Sam Raimi, 2002)




Sam Raimi é um fã que recebeu o direito de dirigir seu herói favorito. Ele não só fez um dos melhores filmes-spandex da história, causando um enorme frisson que levou fãs e entusiastas a incomuns sessões de cinema às 10h da manhã, como praticamente definiu as regras de como apresentar um herói ao público que talvez o desconheça. Sua fórmula foi seguida por praticamente todos os outros filmes que vieram depois - alguns com mais e outros com menos sucesso - e o filme foi o primeiro a quebrar recordes de bilheteria, transformando Homem-Aranha, um herói já bastante popular, a se tornar uma mitologia moderna solidificada na memória de qualquer um.

3. Os Incríveis (Brad Bird, 2004)




Brad Bird é um fã de quadrinhos. Ele falando isso abertamente ou não. Desde "Gigante de Ferro" - com todas as referências à mitologia dos quadrinhos, inclusive ao Superman - sentimos seu forte pé na arte sequencial das grandes editoras. Mas somente com a história da família super-heroica que se esconde da sociedade que um dia protegeu foi que isso deixou de ser uma mera alusão para passar a ser uma verdade absoluta. Mesmo os personagens não tendo surgido nos quadrinhos, tudo o que se relaciona ao gênero está lá - e da melhor forma, misturando drama, aventura, ação e personagens carismáticos. Realmente um dos melhores do gênero.

2. Vingadores - The Avengers (Joss Wheedon, 2012)




Há algo realmente excepcional nesse filme. Ele era tão esperado quanto os primeiros quadrinhos de grupo foram anos atrás (incluindo Os Vingadores), nos quais há sempre aquela promessa de "comprar vários super-heróis pelo preço de 1". Esse filme tem isso. Ele é a sequência lógica de Homem de Ferro, Thor, Capitão América e Hulk, um filme de introdução à Shield e um filme dos Vingadores. Ou seja, um épico spandex que possui todos os elementos que deve ter: uma história veloz de objetivos claros, uma ação empolgante, personagens com seu peso em tela e atividades bem divididos e muitas, mas muitas explosões mesmo. Vendo pela conjuntura maior, de que este é um filme ousado pelo risco de reunir várias franquias - algumas com mais e outras com menos sucesso - e que sugere uma história única que também é a eclosão de várias outras, o filme entra para a história por ter realizado um feito nunca antes trabalhado no cinema - nem mesmo por STAR WARS - o que já valeria ir vê-lo, mesmo que um fracasso. O que não é o caso. Além de bem feito, ele também diverte, pois pega o espírito, a atmosfera e a alma colorida e intensa das HQs mais clássicas do supergrupo, misturando o "antigo" ao "moderno", numa incorporação ideal dos melhores elementos dessas duas "eras". Sob muitos pontos de vista, Vingadores é uma HQ clássica em película. Nota máxima para Marvel, que fincou - com força - a bandeira de seus heróis no cinema. O segundo filme já foi anunciado e, por conta da incerteza de seu diretor em continuar na franquia, sugiro aqui um substituto: Brad Bird.

1. Superman (Richard Donner, 1978)




Não há como negar a importância desse filme. O primeiro de muitos tinha de ser do herói spandex original, o primeiro super do panteão. Assim como Batman de 1989, Superman já está excessivamente datado, com seus efeitos e falas ultrapassados e estranhos ao público atual. No entanto, o iconismo das atuações - não somente a magistral performance de Christopher Reeve, que realmente nos fazia acreditar que Clark e Kal-El eram pessoas diferentes, mas de todo o elenco - o ineditismo da película e o respeito à obra original, suas ideias e motivações, fazem desse o mais importante filme spandex que existe, ajudando a criar um semi-deus moderno, existente na porção social de cada indivíduo do mundo assim como sabemos que água é pra beber e comida é pra comer. O mito máximo contemporâneo.

QUEM MERECIA, MAS NÃO ESTÁ



Hellboy (Guilhermo Del Toro, 2004)
Porque merece... além de ser uma história de aventura de primeira, toda a ação do filme parece muito com a estrutura de uma história de quadrinhos, com movimentos bem mostrados em tela e "splash pages", dando um caráter divertido à obra de Mike Mignola.
Porque não está... apesar dos pontos a favor e da ótima sequência, o filme não traz novidades e se usa de uma estrutura comum a qualquer outro filme spandex. Vira um dos herdeiros de Homem-Aranha, mas dificilmente assumiria o legado do antecessor.

American Splendor (Shari Springer Berman, Robert Pulcini, 2003)
Porque merece... Harvey Pekar foi um dos maiores baluartes dos quadrinhos undergrounds. O filme tenta resgatar sua importância para as HQs de uma forma geral, relembrando sua vida e pensamentos em uma direção competente que mistura sua obra com sua rotina - amálgama presente nele enquanto vivo. Além de ser um dos poucos ótimos trabalhos sobre quadrinhos autorais.
Porque não está... o forte caráter autobiográfico e os maneirismos hollywoodianos me fizeram retirá-lo da lista - irônico, não? Afinal, minha lista está bem pop - fora que ele acabou se tornando o filme de um nicho tão fechado que ele não é "filme-spandex", é filme arte.

V de Vingança (James McTeigue, 2005)
Porque merece... Um dos melhores filmes políticos do cinema é um drama baseado num dos quadrinhos mais geniais do mundo, e chatos também, defeito que a película soube corrigir prontamente. Com uma trama dinâmica e bem elaborada, e um drama elevado ao máximo pelas atuações impressionantes de Hugo Weaving e Natalie Portman o filme é quase a melhor adaptação de um quadrinho do mago.
Porque não está... porque "Watchmen" pegou seu lugar.

Batman Begins e Batman Cavaleiro das Trevas (Christopher Nolan, 2005 e 2008, respectivamente)
Porque merece... Transformar Batman num combatente ao crime real, dando integridade, drama e consistência a uma justiceira (e louca) causa, trazendo sua merecida honra do cemitério hollywoodiano onde Joel Schumacher havia enterrado, não é uma vitória, é um milagre. Nolan ressuscitou Batman e, de quebra, fez a melhor versão do personagem no cinema de todos os tempos.
Porque não está... apesar dos rasgados elogios, não considero os Batman de Nolan filmes baseados em quadrinhos. Na verdade, são filmes sobre ideias, motivações, e sobre um combatente do crime que, por ventura, se chama Batman, mas ele poderia ser o Cavaleiro da Lua, Darkman, Demolidor, Besouro Verde etc., mas falta algo que me dê segurança de chamar esse personagem de Batman. Falta uma tristeza, uma obsessão, uma dor e um foco excessivo na "causa". Nolan fez dois ótimos filmes policiais, mas não fez nenhum filme spandex pra mim.

Persepolis (Vicent Paronnaud, Marjorie Satrapi, 2007)
Porque merece... é inegável a qualidade do quadrinho de Satrapi. Toda a inocência dos primeiros anos de uma jovem vivendo em um mundo onde a liberdade de pensamento - e vida - é ceifada brutalmente em nome de uma causa não clara, aparentemente absurda e sem esperança de mudanças faz seu trabalho ser de uma sensibilidade - e documentação, diga-se de passagem - ímpar. Um dos 10 melhores quadrinhos do mundo.
Porque não está... simplesmente porque ainda não o vi. Não tenho como julgar então.

O Corvo (Alex Proyas, 1994)
Porque merece... baseado na graphic novel de James O'Barr, o último filme de Brandon Lee conseguiu criar uma atmosfera que mistura terror/super-heroísmo/mediunidade/shamanismo/mistério/tom gótico que até hoje ressoa em filmes, quadrinhos e jogos como Matrix, Batman Begins/Cavaleiro das Trevas, Devil May Cry, Spawn etc. Verdadeiro clássico pop e um dos retratos mais crus da fantasia de uma época
Porque não está... "Sin City" pegou seu lugar.

Outros filmes spandex que acredito que poderiam estar nessa lista: Hulk (os dois), Quarteto Fantástico (os dois), Blade (o primeiro), Superman: O Retorno e X-Men: First Class.


Filmes que nunca deveriam estar em lista alguma: Batman de Joel Schumacher, Demolidor, Justiceiro: Zona de Guerra, Motoqueiro Fantasma, A Liga Extraordinária, Spirit e Mulher-Gato.

3 comentários:

  1. Concordo com umas coisas, discordo de outras, mudaria algumas colocações, mas, de forma geral, muito bom!

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  2. Estes todos são o meu filme favorito. Obrigado por tal escrita informtative. E eu estou esperando sua outra escrevendo sobre dez melhores filme romântico.

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